Como cativar os turistas? (até os mais chatos)
Já estou a trabalhar na área da hotelaria à 2 anos e confesso que esta era uma questão que me assustava imenso porque pensava sempre que não ia ter á vontade suficiente para falar com eles, ou de lidar com personalidades mais complicadas.
Mas com o hábito e diferentes acontecimentos começámo-nos a habituar e a esperar de tudo, aliás eu própria já associo as nacionalidades a tipos possíveis de personalidade e não foge muito da realidade ahah!
Acho que o momento fulcral para os cativar é sem dúvida no momento do check-in (no caso da hotelaria) e por isso o que eu faço e sugiro é:
É fundamental que mantenhas a calma seja em que situação for, ou até estares ouvir reclamações que não te diziam respeito e que achas injusto, estás ali e és tu que dás a cara por todo o hotel.
Há hóspedes para o mais variado gosto:
Gosto muito de turistas e quem venham para Portugal, mas há de facto personalidades dificeeeeeeeeis e que é preciso saber lidar (e manter a calma, mesmo que te apetece mandá-los dar uma volta) 😂😂😂
Mas com o hábito e diferentes acontecimentos começámo-nos a habituar e a esperar de tudo, aliás eu própria já associo as nacionalidades a tipos possíveis de personalidade e não foge muito da realidade ahah!
Acho que o momento fulcral para os cativar é sem dúvida no momento do check-in (no caso da hotelaria) e por isso o que eu faço e sugiro é:
- Recebe-os sempre com o maior sorriso que tens (mesmo que não te apeteça). Para não haver margem para dizerem que a rececionista era antipática;
- Mete conversa de imediato. Não só para perceber o idioma que tens de falar, e para os cativar a acharem que és a melhor rececionista de sempre ahah!
- Se for a primeira vez na cidade, ofereçe de imediato um mapa e mostra-te disponível para explicar tudo do ponto turístico. Dá as melhores recomendações de restaurantes, locais a visitar, tenta saber os preços e horários de tudo. Dá as melhores dicas de itinerários.
- Não te acanhes, fala com um tom de voz perceptível e que entusiasme qualquer um (mesmo os mais desconfiados e chatos);
- Faz uma chamada de cortesia para o quarto, diz o teu nome, para os cativares ainda mais e saber se está tudo bem.
- Sempre que eles passem na receção, não os ignores e diz alguma coisa. E quando voltarem pergunta se gostaram da cidade eles vão querer-te contar tudo! (e tu finges estar a adorar ouvi-los).
- Se conseguires ter toda esta atitude com eles nos momentos iniciais, tens uns hóspedes fiéis e satisfeitos com tudo durante toda a estadia. E nos dias seguintes é a ti que te vão procurar, quando se forem embora ainda com sorte ofereçem alguma gorjeta e falam de ti no Booking ou TripAdvisor! 😉
É fundamental que mantenhas a calma seja em que situação for, ou até estares ouvir reclamações que não te diziam respeito e que achas injusto, estás ali e és tu que dás a cara por todo o hotel.
- E nesse momento sorris com toda a calma deste e do outro mundo, e dizes que vais resolver a situação de imediato (mesmo que ainda não saibas qual é a solução);
- Se persistirem com a reclamação e que tenha algum sentido (porque alguns reclamam só mesmo para chatear), tenta ofereçer-lhes alguma coisa para que fiquem mais calmos, pequeno-almoço gratuito ou mudá-los para um quarto melhor vais ver que tudo fica bem mais calmo!
Há hóspedes para o mais variado gosto:
- Tugas, com a mania que são os donos do mundo, e podem tudo no hotel (incluindo serem pouco educados com os funcionários), não respeitam horários, que gastam e sujam tudo e ainda dão prejuízo maioria das vezes; (Também sou portuguesa, mas são de facto hóspedes irritantes).
- Franceses, super conservadores que rejeitam redondamente falar inglês ou qualquer outro idioma, porque acham que o francês tem que ser aprendido por todos e portanto no inicio a comunicação torna-se difícil para quem não perceber nada de francês! E não pode ter barulho o quarto, porque senão está tudo lixado;
- Polacos e Russos, super desconfiados com tudo, até exigem ver os quartos primeiro e examinam tudo até ao último pormenor. E bebem álcool que se fartam.
- Brasileiros, é pá prepara-te para carregar malas ou ouvi-los queixar, se ninguém os ajudar. Trazem sempre malas para mais de um mês e ás vezes ainda compram mais, é absolutamente ridículo. E precisam sempre de um cofre, para guardar as suas preciosidades €€€ (vêm cheios de dinheiro);
Gosto muito de turistas e quem venham para Portugal, mas há de facto personalidades dificeeeeeeeeis e que é preciso saber lidar (e manter a calma, mesmo que te apetece mandá-los dar uma volta) 😂😂😂
![Image result for hóspedes em hoteis](https://www.hotmilhas.com.br/wp-content/uploads/2013/06/hotel.jpeg)
Comentários
Enviar um comentário