Hoje decidi escrever-te, pois as saudades são cada vez maiores, e ultimamente os meus pensamentos são somente relacionados com voçês, avó e mãe.
Já não sei o que dizer, torna-se de certo modo dificil escrever alguma coisa que ainda ficou por dizer, porque tenho-vos escrito muitas vezes, e faço questão de não me esqueçer de nada.
Tudo o que se passou, foi uma injustiça porém isso só me dá força para lutar por dias melhores, para que ambas tenham orgulho nas minhas ações. São as mulheres da minha vida, e com a vossa partida, todos nós tivemos grandes lições, e aprendi a valorizar devidamente a vida, e acarinhar e dizer sempre tudo aos que realmente me amam, para que não fique nada por dizer. Tu avó, és sem dúvida um exemplo de mulher, toda a tua garra, alegria, beleza, maneira de levar a vida, faz-me perceber às vezes o quanto sou fraca, mas no fundo sei que tenho muitas coisas semelhantes às que tinhas. Tudo o que me ensinas-te jamais esqueçerei. Todas as lembranças, de todos os momentos desde a minha infância até ao ultimo dia em que estive contigo não vão desaparecer. Ainda me lembro quando vinhas me acordar, punhas o leite a aquecer com imenso chocolate, vestias-me aos teus gostos e penteavas-me o cabelo. Lembro perfeitamente de te ver a cozinhar, e sempre que te pedia fazias aquelas batatas fritas maravilhosas que mais ninguém sabe fazer, tudo para que fosse sempre a horas para a escola primária. Depois chegava, ia para a tua sala e de repente chegavas com banana ralada com acucar para eu comer(sabias que adorava), ou então um ovo estrelado no meio do pão. Mais uma vez, via-te a fazer o jantar para todos nós. Lembro-me de fazeres aquele peixe frito, (chucharro) e eu comia sempre os rabos, tu sabias que adorava! E assim era a minha rotina, sempre ao lado da minha avó. Foi sem dúvida uma verdadeira mãe, ensinou-me milhares de coisas, chateava-se comigo quando era necessário, tornou-me numa menina educada e tenho muito orgulho no que sou hoje, tudo devido à minha avó!
Lembro ainda, quando brincava na eira enquanto lavavas a roupa da tia maria. De quando brincava a fazer comida, no canastro do milho e no penedo de tua casa. Do cavalinho de madeira, que tinhas para eu andar. Ou do peluche, que estava sempre na sala para eu brincar. Eras uma avó atenciosa, preocupada, carinhosa, LINDA, simpática e justa. Sempre mereces-te o melhor do mundo, porém tives-te algumas infelicidades tal como todos nós, humanos. Mas o que me surpreende, é saber que nunca desiste mesmo com imensos obstáculos atravessados no teu percurso. Foste perspicaz, corajosa, forte e conseguiste vence-los. Não vou conhecer uma pessoa melhor que tu, nem tão pouco que te substitua. Era pequena, é verdade mas sentia-me bem a teu lado, e agora um pouco maior e com mais cabeça, sei valorizar tudo o que fizes-te por mim.
Quando adoeçes-te, a minha rotina foi muito diferente, mas fazia questão de estar sempre por perto, porque mesmo doente, sempre me reconheces-te, continuas-te alegre e lutadora, continuas-te a contar-me aquelas histórias todas. Dando gargalhadas em conjunto comigo, continuas-te a ser a melhor.
Quando partis-te, não queria acreditar, senti um enorme vazio dentro de mim. Porque sabia perfeitamente que jamais iria ver-te a sorrir, a pregar-me partidas, a contar-me as tuas historias, sabia que te iria perder em corpo e ia ser muito complicado ultrapassar isso. Ainda hoje, é complicado viver sem saber que estás em tua casa com a tia Maria, é complicado saber que já não estás cá perto de todos nós que te amamos. Foi complicado, sim. Estava quase todos os dias contigo, ouvia-te quase todos os dias e de repente perder tudo isso, foi duro. Porém, tal como tu foste, eu tive isso como uma motivação para também ser semelhante a ti, forte e lutadora e sobretudo nunca baixar a cabeça. Foi o que fiz, com a ajuda de toda a familia, mas ainda hoje choro e sinto a falta de alguém sempre presente, como a avó. E as saudades são cada vez maiores. A escrita, é a única maneira que arranjei de libertar tudo o que tenho preso dentro de mim, sinto-me bem melhor depois de escrever estas palavras para si, avó!
Volto a referir, que é a melhor avó do mundo, que a amo, e que foi uma boa mãe. Obrigada, por tudo o que me ensinou, por todo o carinho que me deu, e espere por mim, um dia vou ter consigo.
a melhor avó do mundo.


Comentários

Mensagens populares