A realidade de quem trabalha em Hotelaria em Portugal!
Antes de ter escolhido a Hotelaria, escolhi turismo. Uma vasta área, que abrange diferentes tipos de atividades que podemos escolher para trabalhar. Felizmente, o turismo é uma das grandes áreas que mais emprego oferece em Portugal, e na minha opinião, um dos grandes motores de desenvolvimento do nosso país. São os turistas que trazem dinheiro para a restauração, hotelaria, artesanato e no fundo, põem o nome de Portugal no mundo!
Desde pequenina que me lembro de ir com a minha família a hotéis e sempre disse que um dia ia trabalhar num hotel, sempre me fascinou aquele luxo, os serviços que ofereciam e a simpatia das meninas da receção, sempre sonhei um dia ser uma delas. Pensava que era fácil. Estava redondamente enganada.
Depois de me ter licenciado em Turismo, podia ter seguido por outra área qualquer do turismo, museus, guia turística, cruzeiros (que também sempre me fascinou), mas não, engrenei logo por uma das mais difíceis. Escolhi Hotelaria, muito antes até de terminar a licenciatura. Não sabia no que me estava a meter.
E felizmente, vivo numa das cidades em Portugal que já fora mais vezes distinguida no mundo do turismo, a bela da Invicta. O Porto já foi considerado mais que uma vez o melhor destino europeu a visitar, um dos mais seguros, e ainda bem já deixa de existir sazonalidade por cá. Temos tido sempre procura, é uma loucura para nós!
Acho que pouquissímas pessoas fazem noção do que é trabalhar em Hotelaria. Só mesmo para quem gosta e ama o que faz, é que consegue andar motivada, feliz e superar os aspectos menos bons desta área.
Eu adoro o que faço, adoro receber elogios dos turistas e gorjetas, adoro quando me enviam postais ou cartas, ou colocam o meu nome em comentários nas plataformas online, é sem dúvida a melhor recompensa que podemos ter. Mas obviamente, que não é fácil e começei a perceber isso à uns meses, quando começei a ter o dobro da responsabilidade, como diretora.
Hotelaria em Portugal, e acho que em todo o lado, é trabalhar horários rotativos constantemente, é fazer horários nocturnos, é trabalhar fins-de-semana quando todos estão a descansar, é trabalhar feriados e datas festivas porque é quando há mais turistas (a descansar) e nós a ver!
Natal, Ano Novo, Páscoa, Férias no Verão esqueçam, isso não existe para nós. E temos que ter, lá esta, muito gosto por esta área e capacidade para não nos desmotivarmos.
E depois há pessoas que dizem: " Mas vocês é que escolheram essa área" , sim é verdade e com muito gosto. Mas hoje em dia, em Portugal ninguém valoriza o pessoal do turismo. Há aqueles sem noção, que ficam nos quartos de hotéis até ao 12h, outros nos restaurantes até tarde e não pensam nem imaginam sequer o encargo que isso tem para nós.
As pessoas não sabem que quando fazem o check-out depois da hora imposta, as senhoras da limpeza (que valorizo muito o trabalho delas) tem que dar o seu máximo, porque há pessoas para entrar 2horas depois.
E as reclamações?
Os turistas reclama por tudo, é um inferno. Eu percebo que queiram ter uma experiência inesquecível, e nós fazemos de tudo para que isso seja superado, mas há alguns que reclamam de coisas absolutamente absurdas, e vão-me desculpar queridos portugueses, mas voçês são os mais chatos. Reclamam até da cor dos edredões, tentam usar tudo ao máximo, levar tudo para casa e ainda saiem depois das 12h.
E nós, atrás da recepção temos que sorrir, ser excessivamente simpáticos senão vão dizer que éramos antipáticos, temos que os cativar no check-in senão nunca mais nos falam durante a estadia, temos que andar com todos ao colinho para conseguirmos ter uma ótima pontuação e saírem satisfeitos. Também temos dias maus, e não é fácil ter sempre esta postura, ás vezes estamos a fazer um esforço enorme para sorrir e ninguém imagina!
Mas eu gosto, gosto muito de hotelaria e de ver clientes satisfeitos e já recebi umas quantas recompensas. Basta gostar daquilo que se faz para que todas estas dificuldades passem despercebidas.
Mas come on portugueses e turistas no geral, valorizem mais o nosso trabalho está bem? 😄
😄
![Image result for turismo no porto](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vW63KGTfVmySuFTINHkETRcHKzPSP7ClVfd0Ob_EqWRNxc1S34vx2d7DQgXdipS3FpnUUNq8PI6udLApjM81hLb6an9lYc5sf0gX-WrBUvlCypLQnV8ZDvq2OT25LSEY6BpypLNVF5KSiNIjquIkzB-Fw=s0-d)
![Image result for turismo no porto](https://images-cdn.impresa.pt/expresso/2016-10-18-Ribeira-turistas-Porto/original/mw-860)
Desde pequenina que me lembro de ir com a minha família a hotéis e sempre disse que um dia ia trabalhar num hotel, sempre me fascinou aquele luxo, os serviços que ofereciam e a simpatia das meninas da receção, sempre sonhei um dia ser uma delas. Pensava que era fácil. Estava redondamente enganada.
Depois de me ter licenciado em Turismo, podia ter seguido por outra área qualquer do turismo, museus, guia turística, cruzeiros (que também sempre me fascinou), mas não, engrenei logo por uma das mais difíceis. Escolhi Hotelaria, muito antes até de terminar a licenciatura. Não sabia no que me estava a meter.
E felizmente, vivo numa das cidades em Portugal que já fora mais vezes distinguida no mundo do turismo, a bela da Invicta. O Porto já foi considerado mais que uma vez o melhor destino europeu a visitar, um dos mais seguros, e ainda bem já deixa de existir sazonalidade por cá. Temos tido sempre procura, é uma loucura para nós!
Acho que pouquissímas pessoas fazem noção do que é trabalhar em Hotelaria. Só mesmo para quem gosta e ama o que faz, é que consegue andar motivada, feliz e superar os aspectos menos bons desta área.
Eu adoro o que faço, adoro receber elogios dos turistas e gorjetas, adoro quando me enviam postais ou cartas, ou colocam o meu nome em comentários nas plataformas online, é sem dúvida a melhor recompensa que podemos ter. Mas obviamente, que não é fácil e começei a perceber isso à uns meses, quando começei a ter o dobro da responsabilidade, como diretora.
Hotelaria em Portugal, e acho que em todo o lado, é trabalhar horários rotativos constantemente, é fazer horários nocturnos, é trabalhar fins-de-semana quando todos estão a descansar, é trabalhar feriados e datas festivas porque é quando há mais turistas (a descansar) e nós a ver!
Natal, Ano Novo, Páscoa, Férias no Verão esqueçam, isso não existe para nós. E temos que ter, lá esta, muito gosto por esta área e capacidade para não nos desmotivarmos.
E depois há pessoas que dizem: " Mas vocês é que escolheram essa área" , sim é verdade e com muito gosto. Mas hoje em dia, em Portugal ninguém valoriza o pessoal do turismo. Há aqueles sem noção, que ficam nos quartos de hotéis até ao 12h, outros nos restaurantes até tarde e não pensam nem imaginam sequer o encargo que isso tem para nós.
As pessoas não sabem que quando fazem o check-out depois da hora imposta, as senhoras da limpeza (que valorizo muito o trabalho delas) tem que dar o seu máximo, porque há pessoas para entrar 2horas depois.
E as reclamações?
Os turistas reclama por tudo, é um inferno. Eu percebo que queiram ter uma experiência inesquecível, e nós fazemos de tudo para que isso seja superado, mas há alguns que reclamam de coisas absolutamente absurdas, e vão-me desculpar queridos portugueses, mas voçês são os mais chatos. Reclamam até da cor dos edredões, tentam usar tudo ao máximo, levar tudo para casa e ainda saiem depois das 12h.
E nós, atrás da recepção temos que sorrir, ser excessivamente simpáticos senão vão dizer que éramos antipáticos, temos que os cativar no check-in senão nunca mais nos falam durante a estadia, temos que andar com todos ao colinho para conseguirmos ter uma ótima pontuação e saírem satisfeitos. Também temos dias maus, e não é fácil ter sempre esta postura, ás vezes estamos a fazer um esforço enorme para sorrir e ninguém imagina!
Mas eu gosto, gosto muito de hotelaria e de ver clientes satisfeitos e já recebi umas quantas recompensas. Basta gostar daquilo que se faz para que todas estas dificuldades passem despercebidas.
Mas come on portugueses e turistas no geral, valorizem mais o nosso trabalho está bem? 😄
😄
![Image result for turismo no porto](https://www.dinheirovivo.pt/wp-content/uploads/2016/05/compras-1060x594.jpg)
Comentários
Enviar um comentário